Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico da Biblioteca

imagem sem descrição.

A Biblioteca do Museu da Universidade coloca à disposição do público coleções de livros, periódicos, partituras, recortes de jornais e materiais especiais, como discos, fitas, fotografias, em grande parte produzidos ou versando sobre a Amazônia. Por ter sido criada com o objetivo de oferecer respaldo técnico às atividades do Museu, a biblioteca reúne um significativa coleção sobre artes visuais. Tendo sob sua guarda a Coleção Vicente Salles nossa biblioteca é referência em Belém do Pará como fonte de pesquisa sobre Folclore, Música, Cultura afro-brasileira, História, Teatro e Literatura.

Com relação ao Folclore, merece destaque a coleção de folhetos de cordel, produzidos no Pará e em estados do Nordeste, e as fitas de rolo magnetofônicas, nas quais se encontram registrados, além de vários folguedos populares, gravações de músicas paraenses(Tó Texeira, entre outros), os programas "O assunto é folclore", feitos pelo Professor Vicente Salles na década de 1960, e transmitidos pela Rádio MEC. Na área de música, além de livros e periódicos, consta também na Coleção Vicente Salles um banco de partituras com cerca de 3.000 peças de compositores, na sua maior parte, paraenses ou que residiram em Belém, editadas e inéditas, em gêneros variados, além de mais de 400 discos nas diversas fases da produção fonográfica: do disco de cera ao moderno CD onde você pode conferir essas e outras informações no site do memorial: https://vicentesalles.wordpress.com. Outra interessante fonte de pesquisa na coleção é a hemeroteca, com mais de 70.000 recortes de jornais e revistas, editados na região, tratando de assuntos como Música, Teatro, Literatura, Artes Plásticas, Cultura Popular e afro-brasileira.

As fontes de pesquisas sobre a presença do negro no Brasil, e particularmente na Amazônia, contemplam tanto a sua história quanto a contribuição dos mesmos na formação da cultura brasileira. Sobre a História da Amazônia oferecemos fontes de pesquisas raras como os Annaes Históricos de Berredo, tomos I e II, O Livro Grosso do Maranhão, Anais da Biblioteca Nacional, 1957; A Amazônia, 1883, de autoria do Barão de Marajó, relato sobre as províncias do Pará e Amazonas e Governo Central do Brasil; Motins Políticos ou a história dos principais acontecimentos políticos da Província do Pará desde o ano de 1821 até 1835, de Domingos Antônio Rayol, o Barão de Guajará, edição de 1865/1890, em cinco volumes, além da coleção Brasiliana dedicada à Amazônia.

Em se tratando de Literatura, obras de Inglês de Sousa, Bento Tenreiro Aranha, Felipe Patroni, Paulino de Brito, Bruno de Menezes, Raimundo Moraes e José Veríssimo entre outros, constam de nosso acervo, muitas em edições de época. Outro campo fértil de informação são as crônicas dos viajantes, cujo destaque especial vai para La Condamine, Alexandre Rodrigues Ferreira, Von Martius e Spix, Alfed Russel Wallace e Henry Walter Bates. Boa e extensa bibliografia, seja da informação histórica ou do campo teórico, está localizada na estante dedicada às Artes Cênicas, e, em especial ao Teatro. Raridades como História do Teatro Potuguez, de Theophilo Braga, edição portuguesa, de 1871, ou Figuras de teatro, de Lafayete Silva, de 1928.

 

Horário de Funcionamento:

Horário de funcionamento da Biblioteca da MUFPA, é das 09:00 às 15:00h, de segunda a sexta. Obs: Pesquisas fora deste horário podem ser agendadas com a bibliotecária pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelos telefones (91)32240871\32428340.

Fim do conteúdo da página